terça-feira, 1 de novembro de 2011

Angeologia Parte 7 - Cinco Funções Hierárquica dos Anjos



A organização angelical abrange as várias categorias ou classes de anjos. À semelhança das organizações políticas existentes no mundo, com graduações e poderes maiores e menores, as cortes angelicais também possuem a sua hierarquia, (Colossenses 1.16 e 1ª Pedro 3.22),

A Bíblia dá a entender que os anjos de Deus se acham organizadas de forma hierárquica, isto é‚ numa forma de graduação, de autoridade. Essa graduação ‚ destacada pelo tipo de atividade que os anjos exercem em todo o Universo e na presença de Deus.

A Bíblia revela que os anjos são seres organizados e obedecem a uma hierarquia angelical, Segundo (Colossenses 1.16 e 1ª Pedro 3.22), a organização angelical segue uma hierarquia distinta em cinco principais representações:
 tronos (thrónoi);

1   ”Tronos”  têm seu nome derivado do grego “thronos”, que significa “anciãos". São chamados também de “erelins” ou “ofanins”, e são identificados com os 24 anciãos que perpetuamente se prostram diante de Deus e a Seus pés lançam suas coroas (Apocalipse 11:16-17). São os símbolos da autoridade divina e da humildade, e da perfeita pureza, livre de toda contaminação.

2 “Domínios” (kyrioótetes);  As “Dominações ou Domínios” (do latim “dominationes”) têm a função de regular as atividades dos anjos inferiores, distribuem aos outros anjos as funções e seus mistérios, e presidem os destinos das nações. Crê-se que as Dominações possuam uma forma humana alada de beleza inefável, e são descritos portando orbes de luz e cetros indicativos de seu poder de governo. Sua liderança também é afirmada na tradução do termo grego “kuriotes”, que significa "senhor", aplicado a esta classe de seres.

São anjos que auxiliam nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos logo. Também atuam como elementos de integração entre os mundos materiais e espirituais, embora raramente entrem em contato com as pessoas.


3 “Principados” (arkai); - Os Principados, do latim “principatus”, são os anjos encarregados de receber as ordens das Dominações e Potestades e transmití-las aos reinos inferiores, e sua posição é representada simbolicamente pela coroa e cetro que usam. Guardam as cidades e os países. Protegem também a fauna e a flora. Como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias, e as dioceses, e velam pelo cultivo de sementes boas no campo das ideologias, da arte e da ciência.


4 “Potestades” (exousiai)- As “Potestades ou Potências” são também chamados de"condutores da ordem sagrada". Executam as grandes ações que tocam no governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva, estando relacionados com opensamento superior - ideais, ética, religião e filosofia, além da política em seu sentido abstrato. Também são descritos como anjos guerreiros completamente fiéis a Deus. Os anjos do nascimento e da morte pertencem a essa categoria.

5 ”Poderes” (dynámeis). Essa classificação refere-se à esfera do governo, com a finalidade de distingui-los dos demais anjos que somam exércitos e atuam diante de Deus, do Universo e do ser humano, em particular.

Nenhum comentário:
Write comentários

Postagens mais visitadas


contador de visitas

Postagens mais Recentes

Follow Us

Music BlogsPageRank
eXTReMe Tracker