terça-feira, 8 de novembro de 2011

Angeologia parte 2 - Introdução a angeologia



ANGELOLOGIA: A DOUTRINA DOS ANJOS

1.Introdução - Ao nosso redor há um mundo espiritual poderoso, populoso e de recursos superiores ao nosso mundo visível. Bons e Maus espíritos passam em nosso meio, de um lugar para o outro, com grande rapidez e movimentos imperceptíveis. Alguns desses espíritos se interessam pelo nosso bem estar, outros, porém, estão empenhados em fazer-nos o mal. Muitas pessoas questionam se existem realmente tais espíritos ou seres, quem são, onde se encontram e o que fazem.

A palavra de Deus é a única fonte de informação que merece confiança, e que possui respostas para estas perguntas. Ela deixa claro que há outra classe de seres superiores ao homem. Esses seres habitam nos céus e formam os exércitos celestiais, a inumerável companhia dos servos invisíveis de Deus. Esses são os anjos de Deus, os quais estão sujeitos ao governo divino, e o importante papel que têm desempenhado na história da humanidade torna-os merecedores de referência especial. Existem também aqueles, pertencentes a mesma classe de seres, que anteriormente foram servos de Deus mas que agora se encontram em atitude de rebelião contra seu governo.

A doutrina dos anjos segue logicamente a doutrina de Deus, pois os anjos são fundamentalmente os ministros da providência de Deus. Essa doutrina permite-nos conhecer a origem, existência, natureza, queda, classificação, obra e destino dos anjos.

2. A origem dos anjos - A época de sua criação não é indicada com precisão em parte alguma, mas é provável que tenha se dado juntamente com a criação dos céus (Gn 1:1 ). Pode ser que tenham sido criados por Deus imediatamente após a criação dos céus e antes da criação da terra, pois de acordo com Jó 38:4-7, rejubilavam todos os filhos de Deus quando Ele lançava os fundamentos da terra. Que os anjos não existem desde a eternidade é mostrado pelos versículos que falam de sua criação ( Ne 9:6 , Sl 148:2,5; Cl 1:16 ). Embora não seja citado número definido na Bíblia, acredita-se que a quantidade de anjos é muito grande ( Dn 7:10; Mt 26:53; Hb 12:22 ).

3. Conceito do termo Angeologia  O  (termo Angeologia é a junção de duas palavras (“Anjo”) do grego angelos, e (”logia”), “estudo”, “dissertação”). Angelologia se constitui, Estudo dos Anjos, é também uma doutrina  específica dentro do contexto daquilo que  denominados  de Teologia Sistemática, que tem por objetivo estudar a existência, as características, natureza moral e atividades dos anjos.


4. Conceito do termo Anjo A palavra portuguesa Anjo possui origem no latim  Angelus,  que por sua vez deriva-se do grego Angelos. No  idioma  hebraico, temos Malak. Seu significado básico é "mensageiro"  (para designar  a idéia de ofício de mensageiro). O grego clássico  emprega o termo Angelos para o mensageiro, o embaixador em assuntos humanos, que fala e age no lugar daquele que o enviou.

No Antigo Testamento, O termo Malak  ocorre 108 vezes,  os  anjos aparecem  como seres celestiais, membros da corte de do Deus todo poderoso chamado Yahweh,  que servem e louvam a Ele (Ne 9:6; Jó 1:6), são espíritos ministradores  (1Rs  19:5),  transmitem a vontade de  Deus  (Dn  8:16,17)), obedecem a vontade de Deus (Sl 103:20), executam os propósitos de Deus  (Nm  22:22), e celebram os louvores de Deus  (Jó  38:7;  Sl148:2).
No Novo Testamento O termo  Angelos  aparece por 175 vezes, os anjos  aparecem como representativos do mundo celestial e  mensageiros  de  Deus. Funções semelhantes às do AT são  atribuídas  a eles,  tais como: servem e louvam a Cristo (Fp 2:9-11;  Hb  1:6), são  espíritos ministradores (Lc 16:22; At 12:7-11;  Hb 1:7,14), transmitem a vontade de Cristo (Mt 2:13,20; At 8:26), obedecem  a vontade  dele (Mt 6:10), executam os Seus propósitos  (Mt  13:39-42), e celebram os louvores de Cristo (Lc 2:13,14). Ali, os anjos estão  vinculados a eventos especiais, tais como: a concepção  de Cristo (Mt 1:20,21), Seu nascimento (Lc 2:10-12), Sua  ressurreição (Mt 28:5,7) e Sua ascensão e Segunda Vinda (At,1:11).
DefiniçãoAngeologia e o estudo sobre os anjos, Eles são enviados por Deus como mensageiros aos homens como transmissores de ordens e mandamentos específicos da parte de Deus. Podem trazer socorro para os servos de Deus nos momentos de necessidades.

Angeologia parte 3 - Três Espécies de Anjos



Há três espécies de anjos:

1. Anjos caídos – (Ap 12:4-9, Jd 6) São os anjos que se rebelaram contra o seu criador e porisso foram expulsos do céu ,são anjos mau e o seu intuito e destruir a criação de Deus, “o homem”                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

2. Anjos revestidos de carne com corpo físico – (Jó 38: 4-7) Deus pergunta para Jó onde estava ele quando as estrelas da manha (os anjos) cantavam juntas, (Rm 9:23,24)

a) O que aconteceu com o nosso corpo angelical? – (Jó 10:11,12; Hb 13:2; At 6:10, 15 ; 1ª. Tm 5:21)

b) Nós somos filhos de Deus e filhos da ressurreição - Lc 20: 27 – 36

c) Deus traçou um plano para nós desde antes da fundação do mundo - Jr 1:5, Sl
139:16

d) Deus chama de anjos os pastores das igrejas. Ap 2: 1,8,12

3. Anjos seres espirituais que não possuem corpo físico - (anjos de Deus) – Hb 1:14  At 2:7, e está divididos em 4 classes Anjos,Arcanjos,querubins e serafins.

ANGEOLOGIA PARTE 4 - CARACTERÍSTICAS DOS ANJOS



São seres espirituais São seres espirituais e incorpóreos. - Os anjos são descritos espíritos, porque diferentes dos homens, eles não estão limitados às condições naturais e físicas. Aparecem e desaparecem, e movimenta-se com uma rapidez imperceptível sem usar meios naturais. Apesar de serem espíritos, têm o poder de assumir a forma de corpos humanos a fim de tornar visível sua presença aos sentidos do homem (Gn 19:1-3).
Que os anjos são incorpóreos está claro em Ef 6.12, onde Paulo diz que "a nossa luta não é contra a carne nem sangue, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes". Outras referências: Sl 104:4; Hb 1:7,14; At 19:12; Lc 7:21; 8:2; 11:26; Mt 8:16; 12.45. Não têm carne nem ossos e são invisíveis ( Cl 1:16).

1. São seres Criados (CL 1.16) Anjos são seres criados por Deus, subordinados somente a ele (Cl 1.16). Sendo seres totalmente espirituais, e diferentes do homem não sofrem algumas das limitações que nos seres humanos possuímos. São seres organizados e são divididos em classes (Is 6.1-3; Dn 10.13; Ef 3.10; Jd 9). Anjos ministraram a Cristo várias vezes durante Seu primeiro advento e virão com Ele em Seu retorno (Mt 2.13; 4.11; 26.53; 28.2,5; Lc 22.43; 2Ts 1.7,8). Eles servem aos crentes (Hb 1.14) e os observam (1Co 4.9; 11.10). Miguel é o único designado "arcanjo" (Dn 10.12,21; Jd 9), embora Gabriel também tenha posição importante (Lc 1.19-26). Deus jamais disse a qualquer anjo que ele era filho, somente a Cristo e a respeito de Cristo.

2. O Corpo dos Anjos A Bíblia nos ensina que os anjos são seres espirituais. (Hb. 1:14) Quando Jesus falou para os seus discípulos que um espírito não possui carne e nem osso, não quer dizer que não tivesse uma forma ou alguma espécie de corpo Lucas 24:39.os anjos possuem corpos naturais e sim corpos espirituais.

Paulo falou da ressurreição, e diz que existem corpos naturais ou materiais e corpos espirituais. (Cor. 15:40, 41; 44).

Todas as coisas neste planeta foram feitas por Deus conforme o modelo dos céus. Por exemplo: o mendigo Lázaro morreu e o seu espírito foi levado pelos anjos para o Paraíso; o rico ímpio morreu e o seu espírito foi para o inferno, o espírito deles tinha a mesma aparência ou forma, pois ambos se reconheceram – (Lc. 1 6:22-23).
 
 3. A Personalidade dos Anjos Os anjos foram criados por Deus, e para ele foram feitas todas as coisas confome nos diz as escrituras: “Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e Invisíveis... Tudo foi criado por meio dele e para ele.” Cl. 1:16.

Os anjos são Invisíveis, mas podem tornar-se visíveis se necessário. Existem testemunhos de cristãos que sentiram essa presença. Tanto é possível Sentir-se a presença benéfica dos anjos bons ou santos, quanto a presença dos anjos malignos.

Se os anjos se alegram por um pecador que se arrepende, então eles possuem emoções. São pessoas, e somente pessoas têm emoções. Podem sentir alegria e tristeza. Eles possuem senso moral e sabem o que é certo ou errado. (Lc. 15:10).

 4. A Imortalidade dos Anjos Os anjos são seres espirituais e imortais. Jesus ao falar sobre a nossa ressurreição na sua vinda afirma que seremos iguais aos anjos, não mais morreremos.

Para os anjos o conceito e sentido de tempo, idade, morte, vida, gerar filhos, etc., não existe. Pela soberana vontade de Deus os anjos não podem morrer. Também os salvos em Cristo após a ressurreição não poderão mais morrer.

Na Bíblia há indicação de que os anjos comem, e em certas situações, ao assumirem forma humana eles comeram comida humana. (Sl. 105:40 / Sl. 78: 24-25. Gn. 18:1-8 / Gn. 19:1-2.)

A imortalidade dos anjos está ligada ao sentido de que os anjos bons não estão sujeitos a morte (Lc 20:35-36), além de serem dotados de poder formando o exército de Deus, uma hoste de heróis poderosos, sempre prontos para fazer o que o Senhor mandar ( Sl 103:20; Cl 1:16; Ef. 1:21; 3:10; Hb 1:14) enquanto que os anjos maus formam o exército de Satanás empenhados em destruir a obra do Senhor (Lc 11:21; 2 Ts 2:9; 1 Pe 5:8 ).

Ilustrações do poder de um anjo são encontradas na libertação dos apóstolos da prisão ( At 5:19; 12:7) e no rolar da pedra de mais de 4 toneladas que fechou o túmulo de Cristo (Mt 28:2 )

5. A Inteligência dos Anjos Os anjos estão abaixo de Deus em sabedoria, inteligência e conhecimento. Não são oniscientes, não têm presciência, não sabem o dia do arrebatamento da Igreja nem o dia do juízo final.

Por outro lado, os anjos são muito superiores aos seres humanos na inteligência, sabedoria e conhecimento, devido à sua natureza de seres espirituais. Os anjos têm um conhecimento instintivo e até mesmo intuitivo. Embora limitados, a inteligência, sabedoria e conhecimento dos anjos são sobre-humanos.

6. O Poder e a Velocidade dos Anjos O poder dos anjos é muito superior ao dos homens, mas não são onipotentes como Deus. (Sl. 103:20. Dn. 6:22). Um anjo matou 185 mil soldados assírios de uma só vez numa noite (Is. 37:36). Um anjo descerá do céu e prenderá Satanás no poço do abismo (Ap.20:1 -2).

Os anjos como seres sobrenaturais, estão imunizados contra o fogo e outras forças do universo. Por exemplo: o rei Nabucodonosor viu um anjo andando no meio das chamas junto com Sadraque, Mesaque e Abdenego na fornalha de fogo ardente, sem se queimarem. Dn. 3:25.

Os anjos são dotados da capacidade de transportar-se com extrema rapidez, contudo, não são onipresentes. Passam da dimensão do mundo espiritual para a dimensão do mundo físico, com a rapidez do pensamento, num momento de tempo.

É como se a nossa dimensão física estivesse na dimensão espiritual, mas devido às limitações da nossa visão física não podemos ver a outra dimensão.


7. O Sexo dos Anjos Como os anjos não têm corpo físico igual aos seres humanos, eles não podem ter idéia do que seja nascimento, crescimento e morte. Não têm sexo como os humanos, não se casam não se reproduzem (Mateus 22:30).

Na Bíblia a expressão “anjos” aparece sempre no gênero masculino, que se empregam quando não há distinção de sexo (Lc. 1:11-12)


8. A Visibilidade e a Humanidade dos Anjos Os anjos por serem espíritos, são invisíveis aos olhos humanos. Mas eles são visíveis, os nossos olhos não os vêem na dimensão física.

Não há na Bíblia nenhum caso de anjos aparecerem a um filho de Deus, com a aparência de um familiar ou de alguém conhecido. Quer visíveis ou invisíveis, os anjos quase sempre tem a missão de nos trazer decisões e mensagens autorizadas por Deus.

São espíritos ajudadores, estão sempre ao nosso lado, nos ajudando na batalha espiritual contra Satanás e seus demônios.
Temos aqui dois exemplos da Bíblia. Três anjos apareceram a Abraão na forma humana, e comeram com ele - Gn. 18:1-16. No livro dos Atos dos apóstolos, na ascensão de Jesus no Monte das Oliveiras, dois anjos apareceram de repente na forma humana, para confortar os discípulos - Atos 1:9-11. Todos nós poderemos ver anjos.

9. Os anjos são um exército e não uma raça As Escrituras ensinam que o casamento não é da ordem ou do plano de Deus para os anjos (Mt 22:30; Lc 20:34 -36 ), portanto não se caracteriza uma raça. No Velho Testamento por quatro vezes os anjos são chamados de "filhos de Deus" (Jó 1:6; 2:1; 38:7 ) mas nunca lemos a respeito dos "filhos dos anjos". Os anjos sempre são descritos como varões, porém na realidade não tem sexo, não propagam sua espécie (Lc 20:34-35 ).Vale salientar que no velho testamento os anjos são chamados de "filhos de Deus" por 4 vezes e não 5 vezes, e como se explica os "filhos de Deus" de (Gn 6,2)? Que são intitulados como anjos caídos que se envolveram cm as filhas dos homens, e geraram filhos gigantes chamados de nefilim

Várias passagens das Escrituras indicam que há um número muito grande de anjos (Dn 7:10; Mt 26:53; Sl 68:17; Lc 2:13; Hb 12:22), e são repetidamente mencionados como exércitos do céus ou de Deus. No Getsêmani, Jesus disse a um discípulo que queria defendê-los dos que vieram prendê-lo: "Acaso pensas que não posso rogar ao meu pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos"? (Mt 26:53 ). Portanto, seu criador e mestre são descrito como "Senhor dos Exércitos".

É evidente que eles são criaturas e, portanto limitados e finitos. Apesar de terem mais livre relação com o espaço e o tempo do que o homem; não podem estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo.

 10. São seres racionais morais e imortais Aos anjos são atribuídas características pessoais; são inteligentes dotados de vontade e atividade. O fato de que são seres inteligentes parece inferir-se imediatamente do fato de que são espíritos (2 Sm 14:20; Mt 24:36 , Ef 3:10; 1 Pe 1:12; 2 Pe 2:11). Embora não sejam oniscientes, são superiores aos homens em conhecimento (Mt 24:36) e por ter natureza moral estão sob obrigação moral; são recompensados pela obediência e punidos pela desobediência.

A Bíblia fala dos anjos que permanecerem leais como "santos anjos" (Mt 25:31; Mc 8:38; Lc 9:26; At 10:22; Ap 14:10) e retrata os que caíram como mentirosos e pecadores (Jo 8:44; 1 Jo 3:8-10).

A imortalidade dos anjos está ligada ao sentido de que os anjos bons não estão sujeitos a morte (Lc 20:35-36), além de serem dotados de poder formando o exército de Deus, uma hoste de heróis poderosos, sempre prontos para fazer o que o Senhor mandar ( Sl 103:20; Cl 1:16; Ef. 1:21; 3:10; Hb 1:14) enquanto que os anjos maus formam o exército de Satanás empenhados em destruir a obra do Senhor (Lc 11:21; 2 Ts 2:9; 1 Pe 5:8 ).

Ilustrações do poder de um anjo são encontradas na libertação dos apóstolos da prisão (At 5:19; 12:7) e no rolar da pedra de mais de 4 toneladas que fechou o túmulo de Cristo (Mt 28.2 )

11. Sua Rapidez (Dn 9.21) “Estando eu, digo falando na oração o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao principio veio voando rapidamente...” (Mt 26.53 ) “ ou pensas tu ( Pedro) que eu não poderia agora orar ao meu pai, e ele não me daria mais de doze legiões de anjos?” que distancia há entre o céu ( Trono de Deus) e a terra (jardim do,getsemani ) é inconcebível, mais doze legiões poderia chegar ali numa fração de segundos. Ao ponto de transparecer que são onipresentes.

12. Como foram criados?  Foram criados pela palavra
Data da criação (JÓ 38.1-7)
São espíritos (Hb 1.14)

Não tem ossos (Lc 24:39) se não tem ossos como foi que Jacó lutou com um anjo? (Gn 32.22-32) “Teofania”.

São invisíveis. Mais recebem forma humana (Daniel 6.22) (Gn 32.1, 2) (Daniel 3.25) Não se casam. (Mc 12.25) como entender (Gn 6:2) São assexuados. Não procriam. Foram criados em quantidade definida. Nem aumenta nem diminuem de numero. Foram criados em uma só ocasião (Cl 1.16) ( Gn2.1)

Não são oniscientes. (Mc13. 32) (Mt 24.36) (Gn 19.12). Mais são mais sábios que o homem. (2º Sam 14.20b)

Não são Onipotentes mais são superiores aos homens (2º Pedro 2.11) (Salm 103.20) mais possui um poder delegado por Deus que é onipotente, mais eles têm muito poder. (2º Sam 24.12) (2º Reis 19.35) (Êxodo 12.19)

13. OS Anjos possuem asas? Os anjos aparecem com asas e às vezes sem asas como um varão (forma humana sem asas).

Apenas 5 classes de anjos são apresentadas na Bíblia como portando asas.

  1. Os Querubins (Ex25. 20) (Ap 4.8)
  2. Os Serafins (Is 6.1-6)
  3. O Anjo Gabriel (Dn 9.21)
  4.  O anjo dos AIS (Ap 8.13)
  5. O anjo do evangelho eterno (Ap 14.16)
São numerosos (Slm 68.17) (Deut 33.2) (Ap 5.11) (Heb 12.22)

Não devem ser adorados. (Ap 19.10) (Rm 1.24,25)

Não Limitado no espaço. (Mc 5)

Os Anjos comem? Em alguns casos os anjos comeram mais em nenhum trecho das escrituras revelam que os anjos devem comer para permanecerem vivos, nesses casos eles receberam forma humana para tornarem-se visíveis aos sentidos humanos. Davi referiu-se ao maná que os filhos de Israel comeram como sendo o pão dos anjos (Sal 78.24,25) ( 1 Reis 19.5) (Gn 18.1) ( Gn 19.1)

Nome dos Anjos  Anjo filho de Deus (Jó 1.6) Mensageiro (Jô 33.23) Exercito de Deus (Gn 32.1,2) Vento (Sal 104.4) mancebo (Mc 16.5) varão (Gn 18.2) estrela da alva (Jô 38.7).

ANGEOLOGIA PARTE 5 - CLASSIFICAÇÃO ANGELICAL



Em relação à categoria ou classificação dos Anjos, as Escrituras dão testemunhos mais abundante, citando seus postos e até funções. Cada aspecto da personalidade dos Anjos foi estabelecido pelo Criador.

Anjos bons e anjos maus - Há pouca informação sobre o estado original dos anjos. Porém no dia de sua obra criadora Deus viu tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Pressupõe-se que todos os anjos tiveram um boa condição original (Jo 8:44; 2 Pe 2:4; Jd 6). Os anjos bons são chamados "anjos eleitos" (1 Tm 5:21) e evidentemente receberam graça suficiente para habilitá-los a manter sua posição de perseverança, pela qual foram confirmados em sua condição e agora são incapazes de pecar . São chamados também de "santos anjos ou anjos de luz" (2Co 11:14). Sempre contemplam a face Deus (Lc 9:26), e tem vida imortal ( Lc 20:36 ). Sua atividade mais elevada é a adoração a Deus ( Ne 9:6; Fp 2:9-11; Hb 1:6; Jó 38:7; Is 6:3; Sl 103:20; 148:2 Ap 5:11).

 1. Anjos. Tanto no grego quanto no hebraico a palavra "anjo" significa "mensageiro". São exércitos como seres alados (Dn 9:21; Ap 14:6) para nos favorecer. Desde a entrada do pecado no mundo, eles são enviados para dar assistência aos herdeiros da salvação (Hb 1:14). Eles se regozijam com a conversão de um pecador (Lc 15:10), exercem vigilância protetora sobre os crentes ( Sl 34:7; 91:11 ), protegem os pequeninos (Mt 18:10), estão presentes na igreja (1 Tm 5:21) recebem aprendizagem das multiformes riquezas da graça de Deus ( Ef 3:10; 1 Pe 1:12) e encaminham os crentes ao seio de Abraão (Lc 16:22,23). A idéia de que alguns deles servem de anjos da guarda de crentes individuais não tem apoio nas Escrituras. A declaração de Mt 18:10 é geral demais, embora pareça indicar que há um grupo de anjos particularmente encarregado de cuidar das criancinhas. At 12:15 tampouco o prova, pois esta passagem mostra apenas que, naquele período primitivo havia alguns, mesmo entre discípulos, que acreditavam em anjos guardiães.

Embora os anjos não constituam um organismo, evidentemente são organizados de algum modo. Isto ocorre do fato de que ao lado do nome geral "anjo", a Bíblia emprega certos nomes específicos para indicar classe de anjos. O termo grego "angelos" (anjos = mensageiros ) também e freqüentemente aplicado a homens (Mt 11:10; Mc 1:2; Lc 7:24; 9:52; Gl 4:14). Não há nas Escrituras um nome geral, especificamente distintivo, para todos os seres espirituais. Eles são chamados filhos de Deus, (Jó 1:6; 2:1) espíritos (Hb 1:14), santos (Sl 89:5,7; Zc 14:5; Dn 8:13 ), vigilantes (Dn 4:13,17). Contudo, há nomes específicos que indicam diferentes classes de anjos.


2. Arcanjos. (do grego: αρχάγγελος, transl. arkhángelos) é o nome dado ao anjo que ocupa a segunda classe em sua hierarquia celestial religiosa. È um termo cujo prefixo indica a mais elevada categoria nessa posição hierárquica.
O prefixo “Arc” quer dizer “sumo”, “chefe” principado.

O termo arcanjo só ocorre duas vezes nas escrituras (1 Ts 4:16; Jd 9) , mas há outras referências para ao menos um arcanjo, Miguel. Ele é o único a ser chamado de arcanjo e aparece comandando seus próprios anjos (Ap 12.7) e como príncipe do povo de Israel (Dn 10:13,21; 12.1). A maneira pela qual Gabriel é mencionado também indica que ele é de uma classe muito elevada. Ele está diante da presença de Deus (Lc 1:19) e a ele são confiadas as mensagens de mais elevada importância com relações ao reino de Deus (Dn 8:16; 9:21).

Entre os anjos, apenas dois são citados nominalmente, Gabriel e Miguel, Porem na Bíblia encontramos somente Miguel, sendo chamado de Arcanjo, isso não quer dizer que não aja outros, o qual, além de sua posição superior aos demais anjos, têm uma missão protetora em relação ao povo de Israel (Dn 10.13,21; Dn 12.1). Ele exerce juízo sobre os inimigos do povo de Israel (Jd v.9; Dn 12.1).

O termo “principado” é também aplicado em sentido relativo, certamente a anjos com missões específicas (Cl 1.16; Ef 1.21), a palavra Arcanjo no Novo Testamento inteiro aparece apenas em (Judas 9. e 1Tessalonicenses 4.16).

2a. Arcanjo Miguel  A palavra "arcanjo" ocorre em apenas dois versículos na Bíblia. 1 Tessalonicenses 4:16 exclama: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. Judas versículo 9 declara: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” A palavra “arcanjo” vem de uma palavra grega que significa “principal dos anjos” ou “mais importante dos anjos”. Refere-se a um anjo que aparenta ser o líder de outros anjos.

Miguel Significado do nome, Quem é como Deus? Nas tradições judaicas e critãs, Miguel é considerado chefe dos 7 arcanjos.

Miguel é o único anjo identificado com um arcanjo (Judas versículo 9). No entanto, (Daniel 10:13) descreve Miguel como “um dos primeiros príncipes”. Isso possivelmente indica que há mais de um arcanjo, porque coloca Miguel no mesmo nível que outros “primeiros príncipes”. (Daniel 10:21) descreve o arcanjo Miguel como “vosso príncipe”, e (Daniel 12:1) identifica Miguel como “o grande príncipe, o defensor”. Então, enquanto é possível que haja múltiplos arcanjos, (1 Tessalonicenses) usa o singular para identificar “a voz do arcanjo”, não “a voz de UM arcanjo”, o que permitiria a possibilidade de existir mais de um arcanjo. Mesmo se há múltiplos arcanjos, Miguel aparenta ser o seu líder.

 Ele é o único a ser chamado de arcanjo e aparece comandando seus próprios anjos (Ap 12.7)

Os principados (Colossenses 1.16), para os escritos pós bíblicos são tipos de arcanjos. As explicações judaicas dadas sobre este tema indicam que tais anjos têm sob suas ordens, vasto número de seres angelicais. Naturalmente, todos estão sujeitos a Deus.

No livro de Daniel, Miguel é citado como “um dos primeiros” e mencionado por Gabriel (10.13, 21). Na carta de Judas, ele é citado para disputar o corpo de Moisés (versículo 9), em Apocalipse ele aparece acompanhado de outros anjos lutando contra Satanás (12.7).

O livro de Enoque, apócrifo, dá o nome de sete arcanjos, a saber: Uriel, Rafael, Raquel, Saracael, Miguel, Gabriel e Remiel. Segundo é dito ali, a cada um deles Deus entregou uma província sobre a qual reina. Os livros apócrifos não são considerados inspirados pelo Espírito Santo.

2b. Arcanjo Gabriel?  vocábulo hebraico Gabriel significa "homem de  Deus" (heb. Geber, "varão" e El - forma abreviada de Elohim, "Deus").

(Lucas 1:19) E, respondendo o anjo, disse-lhe: “Eu sou Gabriel que assisto diante de Deus”, Ele aparece quatro vezes na Bíblia, sempre trazendo Boas novas, Gabriel também é visto como um Embaixador Celestial, em razão de suas aparições terem caráter especial de um embaixador,Gabriel é tido como um anjo de elevado poder angelical, da mais alta confiança da corte celestial.

Ele anunciou a Daniel a visão de Deus para o tempo do fim (Dn 8.15,16; Dn 9.21) a ele coube o privilegio de anunciar a Zacarias do nascimento de João Batista Trouxe ao mundo a notícia do nascimento de Jesus Cristo (Lc 1.8-35 Lucas 1.26).

Gabriel significa poderoso, herói de Deus. E Miguel é uma variante de Miquéias e Micaías, e significa “quem é como Deus?”. Não nos é revelado o porquê deste significado, mas ponderamos que seja em oposição às disposições hostis de Satanás, que tentou ser igual a Deus (Isaías 14.14).

Miguel é descrito como arcanjo, o anjo patrono e guardião do povo de Israel, que lutou contra o diabo (Daniel 10.13, 21; 12.1; Judas 9; Apocalipse 12.7).
Na Bíblia, Gabriel não tem classificação definida. Não temos a informação que ele seja um arcanjo, querubim ou serafim. Foi portador de mensagens muito especiais (Daniel 8.16; 9.21; Lucas 1.19, 26). Porém, no livro de Tobias, um apócrifo, ele está arrolado como um dos sete arcanjos que estão na presença de Deus.

Existe uma corrente de estudiosos da Bíblia que alegam haver apenas um arcanjo, que é Miguel. Mas, embora haja apenas uma citação bíblica, o contexto das Escrituras dá a entender que hajam outros.

No dia do arrebatamento o Senhor será acompanhado dos arcanjos: [b]“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus”[/b] - 1ª Tessalonicenses 4.16. Se houvesse apenas um arcanjo, a preposição viria articulada “do” arcanjo, porém a preposição é “de”, passando a idéia que haja mais de um. Pode-se observar isso no idioma origina

No  AT Gabriel aparece apenas em Daniel, e  ali  como mensageiro  celestial  que surge na forma de um homem  (Dn  8:16; 9:21). Suas funções são: revelar o futuro ao interpretar uma  visão  (Dn 8:17), e dar entendimento e sabedoria ao próprio  Daniel (Dn 9:22).

No NT, Gabriel surge somente na narrativa de Lucas  que descreve o nascimento de Cristo. Ali, ele é o mensageiro  angelical  que anuncia grandes eventos: o nascimento de João (Lc  1:11-20) e de Jesus (Lc 1:26-38). Também é apresentado como aquele que "assiste diante de Deus" (Lc 1:19). Destes casos, conclui-se  que Gabriel  é o portador das grandes mensagens divinas  aos  homens. Pode-se concluir, dizendo que na Bíblia, Gabriel é o "anjo mensageiro" e Miguel o "anjo guerreiro".

3. Querubins: No hebraico, temos keruhbim, plural de kerub. No  grego cheroub. Palavra de etimologia incerta.

São responsáveis pela guarda da entrada do paraíso (Gn 3:24), observam o propiciatório (Ex 25:18,20; Sl 80:1; 99:1; Is 37:16; Hb 9:5) e constituem a carruagem de que Deus se serve para descer à terra ( 2Sm 22:11; Sl 18:10). Como demonstração do seu poder de majestade, em Ez 1º e Ap 4º são representados simbolicamente como seres vivos em várias formas. Mais do que outras criaturas, eles foram destinados a revelar o poder, a majestade e a glória de Deus, e a defender a santidade de Deus no jardim do Éden, no tabernáculo, no templo e na descida de Deus à terra.

Essa classe de anjos criados por Deus se destaca pela ligação que eles têm com o trono de Deus. A palavra Querubim, no original hebraico "querub”, tem o sentido de guardar, cobrir.

Eles aparecem pela primeira vez na Bíblia em Gênesis no Jardim do Éden para guardar a entrada oriental a fim de que o homem que havia pecado contra o seu Criador não tivesse acesso ao caminho da árvore da vida. Gênesis 3:24 E havendo lançado fora o homem, pôs Querubins ao oriente do Jd. Éden.

O que aprendemos acerca dos Querubins‚ é que eles possuem uma posição elevada na corte celestial e estão diretamente ligados ao trono de Deus (I Sm 4.4; II Rs 19.15; Sl 80.1; 99.1; Is 37.16). Em Ezequiel 10, os Querubins aparecem cheios de olhos e o trono de Deus está acima deles. (Significa a onividência de Deus) A ligação dos Querubins com o trono de Deus nos ensina que eles guardam o acesso á presença de Deus.

Sua função é proteger, para que o pecado não venha poluir a santa presença de Deus.

Novamente encontramos estes seres como protetor sobre a arca da aliança (representa a presença de Deus) Só nos é possível entrar no Santo dos Santos ou " Lugar Santíssimo " com o sangue da aliança em nossas vidas (Hb 10.19-22). Êxodo 25:20 Os Querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles uma de fronte da outra; as faces dos Querubins estarão voltadas para o propiciatório.

Em outros textos encontramos os Querubins representando as coisas celestiais e sempre associadas à Glória de Deus. Salmos 99:1 O Senhor reina; tremam as nações; ele está entronizado entre os Querubins;... Hebreus 9:5 E sobre a Arca os Querubins da glória... Ezequiel 9:3a, 10:2b E a Glória do Deus de Israel se levantou do Querubim sobre o qual estava...

No  AT esses seres são apresentados como  simbólicos  e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de  guardar o caminho para a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3:24). Uma função semelhante foi credita aos dois Querubins dourados, postos em  cada extremidade do propiciatório (a tampa que cobria a  arca no santíssimo lugar - Êx 25:18-22; Cf Hb 9:5), onde simbolicamente  protegiam os objetos guardados na arca, e proviam,  com  suas asas  estendidas, um pedestal visível para o trono  invisível  de Yahweh (veja Sl 80:1 e 99:1, para entender essa figura). No livro de  Ezequiel (Ez 10), o trono-carruagem de Deus,  que  continuava sustentado por Querubins, tornava-se móvel. Também foram bordados Querubins nas cortinas e véus do Tabernáculo, bem como estampados nas paredes do Templo (Êx 26:31; 2Cr 3:7).

Tem sido objeto de críticas acirradas, o fato de que os povos  vizinhos de Israel possuíam criaturas  aladas  simbólicas. Especialmente  os  heteus popularizaram os grifos,  uma  criatura altamente complicada com corpo de leão, cabeça e asas de águia  e com a aparência geral semelhante à de uma esfinge. Por estes  motivos,  alguns críticos têm conjeturado que Israel tenha  tomado esse  costume por empréstimo desses povos vizinhos. No  entanto, fica bastante claro que a situação é inversa: os povos vizinhos é que deturparam a simbologia israelita, adaptando-a às suas crendices.  Exemplo disto, é a conhecida "Epopéia de Gilgamesh",  uma história babilônica do dilúvio, obviamente tomada por  empréstimo do relato bíblico.

4. Serafins: Mencionados somente em (Is 6:2,6,) constituem uma classe de anjos muito próxima dos querubins. São representados simbolicamente em forma humana com seis asas cobrindo o rosto, os pés e duas prontas para execução das ordens do Senhor. Permanecem servidores em torno do trono do Deus poderoso, cantam louvores a Ele e são considerados os nobres entre os anjos.

O vocábulo serafim deriva do "saraph" e significa ardente, refulgente ou brilhante, nobres ou afogueados, essa raiz também pode  significar "consumir com fogo", mas também "rebrilhar" e "refletir". Esta classe de anjos aparece uma só vez na Bíblia em Isaías 6.1-3. Alguns escritores judeus têm procurado sustentar que os Serafins são brilhantes.

(Isaías 6:2) Os Serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas com duas cobriam seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam.

Nesta escritura, os Serafins estão intimamente ligados ao serviço de adoração e louvor ao Senhor. Nesse serviço, eles promovem, proclamam e mantém a santidade de Deus. O termo Serafim fala de adoração incessante, do seu ministério de purificação.

Na visão de Isaías, os Serafins são representados como tendo seis asas. As asas de cada serafim tinham funções específicas. Com duas asas cobriam o rosto, numa atitude de reverência perante o Senhor. Com as outras duas asas cobriam os pés, falando de santidade no andar diante de Deus, e com as duas últimas asas, eles voavam. Essa visão de seres alados não significa que todos os anjos, obrigatoriamente, têm de Ter asas. As asas desses 


Serafins tinham por objetivo mostrar ao profeta a capacidade de movimento e locomoção dos anjos para realizarem a vontade de Deus. É uma forma materializada que os seres espirituais usam para serem compreendidos, porque, de fato, os anjos são incorpóreos.
Isaías 6:3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, nsanto é o Senhor dos exércitos; toda terra está cheia da sua Glória. Seu louvor constantemente é dirigido à Trindade. Santo (Deus), Santo (Jesus), Santo (E. Santo) Neste texto devemos observar o pronome (nós) no verso 8. Isaías 6:4 E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumo. A Bíblia nos apresenta ainda mais.

A única menção a esses seres celestiais nas páginas das Escrituras  Sagradas fica no livro de Isaías (Is 6). Os  serafins aparecem  associados com os Querubins na tarefa de  resguardar  o trono  divino.  Os seres vistos por Isaías tinham  forma  humana, embora  possuíssem  seis asas (Is 6:2). Estavam postos  acima  do trono  de Deus (Is 6:2a), o que parece indicar que sejam  líderes na adoração ao Senhor. Uma dessas criaturas entoava um refrão que Isaías registra nas palavras: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos;  a terra inteira está cheia da Sua glória"  (Is  6:3). Tão vigorosa era esta adoração, que é dito que o limiar do Templo divino se abalava e o santo lugar ficava cheio de fumaça.

Pelo que observamos no texto, parece que para Isaías  os Serafins  constituíam uma ordem de seres  angélicos  responsáveis por certas funções de vigilância e adoração. No entanto,  parecem ser criaturas morais distintas, e não apenas projeções da  imaginação  ou personificação de animais. Suas qualidades morais  eram empregadas exclusivamente no serviço de Deus.

Angeologia parte 6 - O Anjo do Senhor


                              
As  Teofanias são as aparições do Anjo do Senhor. Optamos por estudar,  separadamente, este assunto, em virtude de sua importância crucial, uma vez que as aparições do Anjo do Senhor se constituem em  Teofanias,  mas especificamente Teofanias onde as aparições de  Deus  se davam de forma humana.

 expressão "Anjo do Senhor" ou sua variante "Anjo  de Deus",  se encontram mais de cinqüenta vezes no AT.  Portanto,  é necessário algumas considerações acerca desse personagem, que  se reveste de grande importância quando tratamos da possibilidade da Encarnação.

A primeira aparição bíblica do
"Anjo do Senhor", foi no episódio  de  Agar, no deserto (Gn 16:7).  Outros  acontecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22:11,15), Jacó (Gn  31:11-13), Moisés (Êx 3:2), todos os israelitas durante o Êxodo (Êx 14:19) e posteriormente em Boquim (Jz 2:1,4), Balaão (Nm 22:22-36), Gideão (Jz 6:11), Davi (1Cr 21:16), entre outros.

A Bíblia nos informa que o Anjo do Senhor realizou  várias  tarefas semelhantes às dos anjos, em geral. Às vezes,  Suas aparições eram simplesmente para trazer mensagens do Senhor Deus, como  por exemplo em Gn 22:15-18; 31:11-13. Em outras  aparições, Ele  fora enviado para suprir necessidades (1Rs 19:5-7)  ou  para proteger o povo de Deus de perigos (Êx 14:19; Dn 6:22).

Com relação à identidade do Anjo do Senhor, os eruditos não são e nunca foram unânimes. Entretanto, não há porque duvidar da  antiquíssima interpretação cristã de que, nesses casos  acima citados, encontramos manifestações preencarnadas da Segunda  Pessoa da Trindade.

Desejamos, portanto, apresentar a seguir três  argumentos  bíblicos que comprovam, indubitavelmente, que o Anjo do  Senhor é Jesus Cristo antes de encarnado.

Josué 5:14 - Quando o Anjo do Senhor apareceu a  Josué, diz a Palavra do Senhor que ele "...se prostrou sobre o seu rosto na terra, e O adorou, e disse-lhE: Que diz meu Senhor ao seu servo?". Se o Anjo do Senhor não fosse o próprio Senhor (ou  melhor, o  Senhor  Jesus como Segunda Pessoa da Trindade), o  anjo  (caso fosse simplesmente "um anjo") teria proibido a Josué de adorá-lo, como ocorreu em Ap 19:10 e Ap 22:8,9.

Jz 13:18 - Embora concordemos com o fato de que existem controvérsias  a respeito desta passagem, reputamos a mesma  como factual e elucidativa. Quando Manoá, pergunta ao Anjo do  Senhor, o  Seu  nome, Ele responde: "...porque perguntas assim  pelo  meu nome, visto que é maravilhoso ?" Uma comparação desta resposta com a passagem de Is 9:6, demonstra que o Anjo do Senhor que apareceu a Manoá é o Menino que nos fora dado de Isaías. Isto é, o Anjo do Senhor, cujo Nome é Maravilhoso (YHWH), é o próprio Senhor, e  ao mesmo tempo o Menino que nos fora dado.

 terceira prova escriturística que queremos  apresentar, é que no contexto neotestamentário, a Bíblia deixa de utilizar-se do termo "o Anjo do Senhor" como pessoa específica. Isto é demonstrado pelo fato de que o artigo definido masculino singular "o" deixa de ser utilizado, sendo substituído pelo artigo indefinido  "um". Alguns exemplos disto, são os textos de Lc  1:11;  At 12:7 e At 12:23, dentre muitos outros. Infelizmente, nem todas as ocorrências de Anjo do Senhor no NT, na versão ARC, se  encontram com o artigo indefinido "um", o que ocorre na versão ARA nos textos citados e em outros correlatos.

Esta substituição possui um grande significado. Isto é, no  contexto do NT, contemporâneo ou posterior à  Encarnação,  as manifestações angelicais não eram do Anjo do Senhor, mas meramente de um de Seus anjos, pois o Anjo do Senhor já havia sido manifestado na carne (1Tm 3:16).

Postagens mais visitadas


contador de visitas

Postagens mais Recentes

Follow Us

Music BlogsPageRank
eXTReMe Tracker