sábado, 21 de janeiro de 2012

Hermenêutica Parte 5 - Tipologia




1 INTRODUÇÃO
Deus mandou Moisés subir no monte Sinai e, lá ordenou-lhe que construí-se em santuário. Convém lembrar que Moisés ficou 40 dias e 40 noites para receber a planta do Tabernáculo. O Tabernáculo estava dividido internamente por uma cortina que recebeu o nome de Véu.

É de grande valor e necessidade, também uma bênção, quando podemos penetrar e ultrapassar os limites de nossa mente e espírito, no grande palácio de Deus, e conhecermos um pouco mais de sua ciência e filosofia, bem como, conhecer melhor do sábio construtor, através da revelação e iluminação do Espírito, como escreveu São Paulo em Romanos 11 : 33 - 36, consequentemente, isto nos torna capacitados ante as descobertas dos mistérios do Reino de Deus.

2 O QUE É TIPOLOGIA ?

É o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais. Visto a incapacidade da mente humana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontramos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres, ou sejam, TIPOS, ou o que revelam o ANTI-TIPO.

Não se pode conhecer o ANTI-TIPO, sem antes conhecer o TIPO.

 EXEMPLOS
 TIPO
Adão homem carnal
 Enoque no carro de fogo
O Sacerdote Melquizedeque
Davi rei de Judá Cristo
Maná no deserto
Libertação do Egito
Marcha no deserto
ANTI-TIPO
Cristo homem espiritual
O arrebatamento da Igreja
Cristo, o Sumo Sacerdote
Rei dos reis
Alimento espiritual
Libertação do mundo
Nossa peregrinação na terra


Nenhum comentário:
Write comentários

Postagens mais visitadas


contador de visitas

Postagens mais Recentes

Follow Us

Music BlogsPageRank
eXTReMe Tracker