sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Construção de um Muro para Tapar, a Agripa, a Vista do Interior do Templo

Naquele mesmo tempo, o rei Agripa construiu um edifício de notável dimensão, junto do Xisto, no palácio de Jerusalém, que fora outrora o palácio dos Asmoneus. Como este lugar estivesse num lugar elevado, daí se apresentava um ameníssimo espetáculo aos quisessem ver a cidade. Desejoso disso, a partir do triclínio, quando aí se reclinava, via o que quer que se passasse no templo.

Quando os principais dos Hierosolimitanos viram aquilo, irritaram-se veementemente, porque nem o costume dos antepassados nem a nossa Lei permitiam que se visse o que se passava no templo, e, particularmente, os sacrifícios. Por isso, ergueram uma alta parede sobre a êxedra que estava no interior do santuário, virada para o ocidente. Porém, edificada esta (parede), não só foi intercetava a vista desde o triclínio régio, mas também desde o pórtico ocidental situado no exterior do santuário, onde os Romanos montavam guarda ao templo nos dias das festas.

(A. J. XX, Cap. VIII, 11. 189 - 196)


É difícil saber de que êxedra se trata. Pelo contexto, pode ser a êxedra SO do períbolo interior, ou uma possível êxedra situada no períbolo exterior, na entrada da porta da ponte que vinha da Cidade Alta. Nenhuma destas 2 êxedras estava, todavia, virada para o ocidente.

Nenhum comentário:
Write comentários

Postagens mais visitadas


contador de visitas

Postagens mais Recentes

Follow Us

Music BlogsPageRank
eXTReMe Tracker